Trilha pelo Bioma Caatinga



Visite propriedade típica e percorra trilha em pleno sertão do Bioma único no mundo


A caatinga é reserva de um patrimônio biológico espetacular, esta representa 10% do território nacional, cerca de 850.000 km² de paisagem esbranquiçadas em período de escassez hídrica. A mata branca Foi palco de um cenário que durou 70 anos no nordeste brasileiro, procurar água nos cálices da macambira, mastigar folhas quebra faca para dores de barriga, extrair água do umbuzeiro e extrair fogo de uma boa madeira são técnicas de sobrevivência encontradas por um público que não foi a toa que Euclides da Cunha o descreveu como “Forte”. Se você deseja mergulhar no esbranquiçado reservado, por trilhas que levam ás margens do rio que corre subindo, Pajeú, Triunfo mostra para você, a 18 km, na fazenda Curralinho, trilhas e área de vegetação nas margens de Rio Pajeú (rio temporário) cenário deslumbrante.

Click nas imagens para melhor visualização.

Nesta propriedade é possível identificar plantas que possui numerosas funcionalidades, aqui descrevemos algumas delas. A vegetação caatinga é adaptada às condições de aridez. Foram registradas até o momento cerca de 100 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.
A caatinga é uma vegetação extremamente seca, porém adaptada a escassez d'água, suas plantas utilizam um mecanismo de defesa, perder a folhagem na época de seca, é uma forma de passar pela estiagem, assim a força empregada no solo para manter-se é bem menor. O que impressiona é a imensa quantidade de plantas medicinais encontradas neste esbranquiçado aparentemente sem vida.






























Postagens mais visitadas deste blog